sábado, 20 de agosto de 2011

“Filmes em sala de aula – Um novo olhar no ensino da História”




A ideia inicial do projeto “Filmes em sala de aula – um novo olhar no ensino da História” terá a análise de vários filmes referentes aos conteúdos propostos no referencial curricular. O primeiro é o filme O Nome da Rosa, seguido de As Cruzadas e Lutero.
Os objetivos esperados com o trabalho com filmes é:
o promover uma aula mais dinâmica que desperte o interesse dos alunos.
o facilitar a aprendizagem e fazer com que o aluno encontre uma maneira interessante e motivadora de pensar e entender a história.
o Utilizar os recursos tecnológicos como filmes e Internet.
o Relacionar o conteúdo explicado com os filmes trabalhados.
o Despertar a curiosidade e a motivação para os conteúdos da matéria de História.
Essa ideia de trabalhar com filmes em sala de aula já é antiga, pois sempre inclui como recurso didático em minhas aulas, filmes que tenham relação com o conteúdo, e percebo que os alunos entendem melhor o assunto que estou abordando. Além disso, é um ótimo entretenimento, motiva e possibilita a análise, o debate e a reflexão sobre problemas de diferentes natureza e estimula a apreciação de filmes que levem a alguma reflexão e não apenas a uma diversão. A utilização do filme como recurso didático facilita a aprendizagem e faz com que o aluno encontre uma nova maneira de pensar e entender a história, como uma opção interessante e motivadora.
Porém, para que essa aprendizagem aconteça de verdade, é necessário fazer um planejamento adequado. Primeiro ponto a se pensar é na escolha do filme. Este deve estar relacionado ao conteúdo que se está trabalhando para não correr o risco de ser confundido com um professor enrolão, pois muitas vezes na concepção dos alunos, dia de filme é dia sem aula. É imprescindível que o professor faça o aluno perceber que o filme é um recurso pedagógico que ainda lhe dará entretenimento.
Outro ponto importante é que o filme seja discutido com os alunos de modo que se faça a relação do que já foi explicado durante a aula. Essa etapa vai proporcionar a troca de ideias, a exposição de opiniões, a discordância ou concordância e o esclarecimento das dúvidas. É necessário que o professor discuta a temática central da história, as questões implícitas e não fique numa mera explicação da história do filme.
Por último, pode ser feito algum registro das conclusões. No caso desse projeto será desenvolvido um fórum, onde os alunos comentarão e postarão suas reflexões, aprendendo história através do uso das novas tecnologias de informação, visando um aprendizado prazeroso, culto e reflexivo em torno das mídias que atualmente ocupam um espaço bastante significativo na vida das pessoas tanto dentro, quanto fora da escola. Nós educadores precisamos estabelecer uma relação positiva da mídia com o espaço educativo buscando, através dos meios de comunicação, novas dinâmicas que possibilitem formar cidadãos capazes de entender, discutir e agir sobre o mundo.

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