quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Relato sobre como foi a execução do Projeto: Filmes em sala de aula - Um olhar no ensino da História


Projeto: “Filmes em sala de aula – um novo olhar no ensino da História”

Local realizado: Escola Estadual Arthur de Vasconcellos Dias

Professora regente: Fabiana de Lima Souza

Matéria: História

Série: 1ª Fase Eja

Período: Noturno

Filmes propostos:
• O Nome da Rosa
• Cruzadas
• Lutero
• Bullying: Provocações sem limites

Filmes trabalhados até o momento:
• O Nome da Rosa
• Bullying: Provocações sem limites

Objetivos:
• Promover uma aula mais dinâmica que desperte o interesse dos alunos.
• Facilitar a aprendizagem e fazer com que o aluno encontre uma maneira interessante e motivadora de pensar e entender a História.
• Utilizar os recursos tecnológicos como filmes e Internet.
• Relacionar o conteúdo explicado com os filmes trabalhados.
• Despertar a curiosidade e a motivação para os conteúdos da matéria de História.

Site para postagens e consulta do trabalho:
http://fabianahistoriaarthur.blogspot.com
http://filmesemsaladeaula.forumeiros.com

O projeto “Filmes em sala de aula – um novo olhar no ensino da História” teve início com filmes referentes aos conteúdos curriculares da Idade Média como “O Nome da Rosa”, “Cruzadas” e “Lutero”.
No decorrer do trabalho houve a inserção do filme “Bullying: Provocações sem limites” devido ao momento de reflexão realizado pelas escolas para discutir sobre o tema Bullying. Como os alunos já estavam desenvolvendo o fórum acrescentei mais esse filme para discussão.
Inicialmente foi feito a discussão do conteúdo curricular. Depois os alunos assistiram ao filme, discutiram, produziram argumentos por escrito, efetuaram seus cadastros no fórum e só depois começaram as postagens. Foi realizado na sala de tecnologia da escola, porém quem quisesse e pudesse postar comentários em casa poderia fazer sem problema. Até estimulei que fizessem.
O interessante foi como os alunos se envolveram. Mesmo sendo alunos da Eja, pessoas mais velhas, com pouca experiência com internet ou sites de bate papo ou de relacionamento, mostraram interesse, disposição e enfrentamento do novo.
Durante o período de realização do trabalho, os alunos chegavam à escola e me diziam: “Professora você leu o que eu escrevi?”, Você viu que eu questionei o fulano?” Foi muito legal como eles se sentiram importantes. Queriam até marcar um dia no fim de semana para que todos entrassem no fórum ao mesmo tempo para comentarem e postarem suas reflexões.
Percebi que a aprendizagem foi prazerosa, sem deixar de ser educativa. Foi trabalhado a produção de ideias, a reflexão e o estímulo ao questionamento, utilizando ainda os recursos tecnológicos. Antes de irem para a sala de tecnologia foi trabalhado muito a troca de ideias, a exposição de opiniões, a discordância ou concordância e o esclarecimento das dúvidas. Pois não adianta um excesso de recursos tecnológico se a aprendizagem não ocorrer.
Percebi também que os alunos que realizaram esse trabalho estão mais interessados por filmes que abordam temáticas reflexivas. Como dizem, filmes que tem uma história, que te faz pensar, possibilitando a formação de cidadãos capazes de entender, discutir e agir sobre o mundo.
Na realização do projeto foi encontrado dificuldades que atrapalharam o andamento dos trabalhos, como por exemplo, a internet das salas de tecnologias de nossas escolas trava muito, é lenta ou não conecta em todos os computadores. Atividades que poderiam ser feitas em duas aulas, só são concluídas em três ou mais aulas.
Porém, para desenvolver uma atividade diferente utilizando os recursos tecnológicos que gere aprendizagem, vale a pena enfrentar esses problemas burocráticos. Basta ter amor ao que se faz, paciência, persistência e disposição para aprender e propor sempre algo novo independente dos obstáculos encontrados.
Vale ressaltar que o projeto continuará em execução. Aqui estão apenas as primeiras reflexões percebidas sobre os filmes que foram analisados até aqui, devido a finalização do curso.


Turma assistindo filme



Turma publicando no Fórum




Marcelo




José Nantes e José Manoel





Valerinha




Mileide





Adelino e Profª Fabiana



Adelino













































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário